Famoso A Polonesa, em Copacabana, vai fechar

Mais uma referência que se vai.

Foi confirmado, nesta quarta-feira, 24/11, que o restaurante A Polonesa irá fechar as portas. Os responsáveis pelo estabelecimento, que fica na Rua Hilário de Gouvêia, em Copacabana divulgaram a triste notícia que foi publicada, inicialmente, na coluna do Jornalista Ancelmo Gois.

Por mais de 70 anos, o restaurante ofereceu comida polonesa, de extrema qualidade aos clientes, como o estrogonofe e o famoso bolo de chocolate, que tinha de ser pedido ao sentar à mesa, pois era feito na hora.  É um dos poucos espaços a servir esse tipo de culinária no Rio de Janeiro. 

O estabelecimento foi inaugurado em 1948 pelo polonês Piotr Pastusiak, que trabalhou na embaixada polonesa no Rio de Janeiro como cozinheiro. Após o seu falecimento, o comando da cozinha ficou a cargo de sua esposa Josefa Pastusiak.

Visitantes ilustres que passaram pela casa incluem Lech Walesa, um dos fundadores do sindicato Solidarno (Solidariedade) e ex-presidente da Polônia. Na visita ao Rio de Janeiro do papa polonês Karol Józef Wojty?a, foi servida a também famosas sopa de beterraba (barszcz) e a torta de maçã (tort jablecznik).

O restaurante ganhou vários prêmios de gastronomia. Durante a pandemia, passou meses funcionando com delivery.