Governo de Honduras reconhece derrota para Xiomara, esquerdista, primeira mulher a governar o país e casada com Zelaya, deposto por um golpe em 2009

O Partido Nacional de Honduras reconheceu ontem à noite (30) a derrota nas eleições presidenciais e cumprimentou a esquerdista Xiomara Castro, vitoriosa no pleito. Com 52% das urnas apuradas, a candidata do Libre (Partido Liberdade e Refundação) está 20 pontos percentuais à frente do governista Nasry Asfura. “Hoje se vê o clima de paz e…

O Partido Nacional de Honduras reconheceu ontem à noite (30) a derrota nas eleições presidenciais e cumprimentou a esquerdista Xiomara Castro, vitoriosa no pleito. Com 52% das urnas apuradas, a candidata do Libre (Partido Liberdade e Refundação) está 20 pontos percentuais à frente do governista Nasry Asfura.

“Hoje se vê o clima de paz e tranquilidade que existe no país, embora o Partido Nacional não tenha sido eleito para encabeçar o governo”, disse à rádio América, uma das mais tradicionais do país, o secretário do comitê central da legenda, Kilvett Bertrand. “Desejamos o melhor aos vencedores das eleições.”

Horas depois, o próprio Asfura reconheceu a derrota e parabenizou a rival, em discurso transmitido pela TV. Comunicado assinado pelo presidente da legenda disse que o grupo agora assumirá o papel de oposição construtiva.

Segundo os delegados da União Europeia, o Partido Nacional, legenda do atual presidente, Juan Orlando Hernández, usou recursos do Estado na campanha. “A mídia estatal favoreceu visivelmente o partido no poder e seu candidato presidencial”, afirmou a chefe da missão, Zeljana Zovko, que destacou também o aumento da distribuição de recursos em programas sociais.

Esposa de Manuel Zelaya, deposto por um golpe de estado em 2008, Xiomara será a primeira mulher a governar.

A chegada dela ao poder, com promessas de conciliação, encerrará a hegemonia de 12 anos do Partido Nacional. O direitista Hernández termina seu segundo mandato envolvido em em denúncias de tráfico de drogas nos Estados Unidos – ele nega qualquer irregularidade.

O Libre também conquistou neste pleito as prefeituras das duas maiores cidades do país, a capital Tegucigalpa e San Pedro Sula.

A equipe de Xiomara já está preparando a transição de governo, e uma das primeiras ações deve ser tentar negociar um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para reduzir o pagamento da dívida com o órgão, informou nesta terça Hugo Noe, um dos chefes da campanha da esquerdista.

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading