Anac autoriza uso de drone para delivery de comida no Brasil

Após dois anos de testes, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para que o uso de drones DLV-1 NEO possa ser feito comercialmente pela plataforma de delivery de comida iFood. O projeto, em parceria com a empresa fabricante do modelo, a Speedbird Aero, permite o uso diário da aeronave para o serviço.…

Após dois anos de testes, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para que o uso de drones DLV-1 NEO possa ser feito comercialmente pela plataforma de delivery de comida iFood.

O projeto, em parceria com a empresa fabricante do modelo, a Speedbird Aero, permite o uso diário da aeronave para o serviço. Para que o feito pudesse ser alcançado, foram feitos testes de viabilidade em diferentes regiões e contextos com a certificação Cave (Certificado de Autorização para Voo Experimental), obtida em 2020.

Esse período comprovou a possibilidade de operar drones com o propósito de entregas e, com isso, obter o essa Autorização que habilita a RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) no modelo DLV-1 NEO a operar comercialmente em rotas Bvlos (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto.

O drone poderá realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto. A partir deste sinal verde, o delivery com o uso de drones em parte das rotas amplia as possibilidades de atuação e o alcance em novas áreas, além de ser mais uma opção de modal não poluente. 

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading