Batalha na Justiça eleitoral promete! Bolsonaro move 7 ações contra Lula no TSE por chamá-lo de “fascista” e “genocida”

ula e Bolsonaro

Nos processos, os advogados de Bolsonaro acusam Lula de ter propagado “discurso de ódio” por ter chamado o chefe do executivo de “fascista”, “genocida”, “negacionista” e “desumano”.

O PL, partido do presidente, apresentou sete ações ao TSE por propaganda eleitoral antecipada.

O partido pede que Lula seja condenado ao pagamento de multa e solicita que a corte determine a exclusão da internet dos vídeos dos eventos em que o petista teria cometido as infrações eleitorais.

De acordo com as representações, ao usar os termos mencionados, Lula “proferiu gravíssimas ofensas à honra e à imagem do atual presidente da República, bem como realizou verdadeiro discurso de ódio contra seu opositor, o que reforça a gravidade dos atos”.

A peça é assinada pelo advogado Tarcísio Vieira de Carvalho. Ele afirma que Lula praticou propaganda eleitoral antecipada ao ter pedido “votos de maneira dissimulada” e por ter feito “inúmeras promessas de campanha”.

O advogado transcreve, entre outros, um trecho do discurso de Lula em Serra Talhada (PE), em 20 de julho, no qual Lula afirma que irá disputar as eleições.

“E quero que vocês saibam que estou voltando a ser candidato à Presidência, porque eu tenho certeza de que eu e o Alckmin vamos consertar esse país e vamos melhorar a vida do povo brasileiro”, disse.

Segundo Carvalho, o ex-presidente cometeu infrações eleitorais “diante da promoção de propaganda antecipada positiva, em seu favor, e propaganda antecipada negativa, em detrimento do também pré-candidato Jair Messias Bolsonaro”.

Inicialmente, a aposta jurídica da campanha do presidente era a de acionar o mínimo o possível a Justiça Eleitoral.

Mas uma parte de aliados de Bolsonaro passou a defender uma atuação maior, assim como avaliam que os adversários estão fazendo.

A campanha do chefe do Executivo se queixa de estar sendo alvo de muitas representações, e que Lula estaria abusando da liberdade de expressão sistematicamente.