Bolsonaro confessa que haverá desabastecimento no Brasil

O presidente Bolsonaro disse ontem à noite (7) que o Brasil deve enfrentar “problemas de abastecimento” no ano que vem. Ele fez esta confissão de incapacidade numa cerimônia no palácio, mas botou a culpa na China: “Eu vou avisar um ano antes, fertilizantes: por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes.…

O presidente Bolsonaro disse ontem à noite (7) que o Brasil deve enfrentar “problemas de abastecimento” no ano que vem. Ele fez esta confissão de incapacidade numa cerimônia no palácio, mas botou a culpa na China:

“Eu vou avisar um ano antes, fertilizantes: por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço. Vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento ano que vem”, declarou Bolsonaro.

Recentemente, Bolsonaro afirmou que é melhor “ter um pouco de inflação do que desabastecimento”. Agora, o Brasil terá os dois.

Bolsonaro não falou que, até o golpe de 2016, a Petrobras investia em fábricas de fertilizantes, e parou de fazer isto. Também não falou que, por causa da disparada da inflação, embora ainda não falte comida nas prateleiras dos mercados, não há comida suficiente na mesa do trabalhador, e o nome disso também é desabastecimento.

Mas é verdade que a situação da China influencia o Brasil. O agronegócio enfrenta maior dificuldade para comprar defensivos e fertilizantes e o setor de mineração vê as cotações internacionais em queda. O setor de energia, por sua vez, é afetado pelos preços recordes do gás natural.

Mais tarde, durante sua live semanal, Bolsonaro voltou ao tema.

“Como deve faltar fertilizante, por falta de oferta no mercado, ele [o produtor rural] vai plantar menos”, disse Bolsonaro. “Se vai plantar menos, vai colher menos. Menos oferta, a procura igual ou um pouquinho maior, [tem] aumento de preço. Isso é para o mundo todo”.

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading