Castro explica operação no Jacarezinho: é a ‘Cidade Integrada’, uma ocupação social sem violência

O governador Cláudio Castro classificou o projeto Cidade Integrada, iniciado nesta quarta-feira (19), como “um grande processo de transformação das comunidades” do Rio de Janeiro. – Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do estado do Rio. Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população levando dignidade e oportunidade.…

O governador Cláudio Castro classificou o projeto Cidade Integrada, iniciado nesta quarta-feira (19), como “um grande processo de transformação das comunidades” do Rio de Janeiro.

– Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do estado do Rio. Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população levando dignidade e oportunidade. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança – postou Castro em uma rede social.

A reportagem é do G1.

Segundo ele, mais detalhes serão divulgados até o fim da semana.

– No sábado, vou detalhar os projetos que serão iniciados de maneira permanente em duas comunidades. E que servirão de modelo para outros importantes lugares que sofrem com a ausência de serviços e programas que realmente colaborem para melhorar a vida de quem mora nessas áreas – disse.

A ação, com 1.200 homens, começou pelo Jacarezinho, na Zona Norte da cidade — onde em maio de 2021 uma operação policial terminou com 28 mortos,a mais letal da história do estado.

Resumo do projeto Cidade Integrada: delegacias farão investigações para ajudar a desestruturar organizações criminosas; a Polícia Militar vai patrulhar ruas e avenidas das regiões; por fim, as áreas receberão intervenções urbanísticas e sociais.

– O governo do estado iniciou uma ocupação no Jacarezinho. Para isso, os batalhões da Zona Norte estão sendo empenhados, juntamente com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora e o Comando de Operações Especiais – disse ao G1 o porta-voz da PM, major Ivan Blaz.

– Algumas comunidades ao redor também vão ser ocupadas para o sucesso da operação. Manguinhos e Bandeira 2 são comunidades que estão sofrendo algum impacto. Polícia Militar e Polícia Civil vão atuar no terreno – confirmou.

A Polícia Civil também foi mobilizada e tentava cumprir 42 mandados de prisão; 13 de busca e apreensão de adolescentes; 1 mandado de busca e apreensão.

Na semana passada, a inaugurar centros de testagem para Covid, o governador Cláudio Castro (PL) já havida dito que o Cidade Integrada não seria “como em outras épocas”.

– Eu tenho certeza de que não é, como em outras épocas, entrar dando tiro nas pessoas. É uma entrada de serviço público, um repensar da segurança pública – declarou.

– Chegou a hora de repensar até essa questão da ocupação do estado mesmo. É um programa que vem discutir segurança pública de maneira mais ampla e não simplesmente fazer o que foi feito nas outras vezes, que era ocupar e tirar todo mundo e daqui a pouco volta – detalhou.

A intenção de reformar o projeto adotado pelas UPPs foi anunciada por Castro em maio. “O estado não estava presente, não tinha serviço lá dentro”, afirmou na ocasião.

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading