EXCLUSIVO. Bolsonaro escolhe o juiz federal Flávio Lucas para o lugar de Abel Gomes no TRF-2

Última atualização:

RICARDO BRUNO

O presidente Jair Bolsonaro indicou, no início da noite desta quarta-feira, o juiz federal Flávio Oliveira Lucas para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal, da 2ª Região. Ele vai ocupar a vaga aberta com aposentadoria do desembargador Abel Gomes.

O magistrado  já se encontrava à disposição do Tribunal, atuando como juiz auxiliar nos casos da Lava Jato, no Rio. E, durante esse tempo, firmou relações de proximidade com o ex-juiz Sérgio Moro.

Os outros dois nomes levados ao presidente da República em lista tríplice foram: Andrea Esmeraldo e Furly Nascimento Filho.

Flávio Lucas possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Exerceu os cargos de Procurador da República, Promotor de Justiça e Defensor Público. Foi Professor Substituto de Direito Penal e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da UFRJ e Professor Substituto de Direito Penal na Faculdade de Direito da UERJ. É palestrante e professor de Direito Penal. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: direito penal comparado. justiça criminal, direito penal econômico e crimes omissivos