Governador do Piauí lança exposição no Pão de Açúcar e saúda o lançamento da revista “Rio Já” (vídeo)

Última atualização:

Imagine embarcar no Bondinho do Pão de Açúcar e saltar direto no… Piauí! Pois essa é a proposta da ação ‘Piauí Rio’, que traz para cariocas, fluminenses e visitantes de um dos mais icônicos pontos turísticos da cidade as belezas naturais e culturais do Piauí, ainda pouco conhecidas de muitos turistas. Além da Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, que acontece até segunda-feira (18/10), no alto da estação do Bondinho, no Morro da Urca, o público pode conferir, a partir desta sexta (16) até o dia 15 de novembro, a ‘Exposição de Artesanato do Piauí’ no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), na Praça Tiradentes, Centro do Rio.  

A abertura das atividades ocorreu na bela e ensolarada manhã de primavera desta  quinta-feira (14), tendo o deslumbrante cenário da Cidade Maravilhosa como pano de fundo. O evento foi prestigiado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e pelo presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Queiroz, além de representantes do Sebrae no Rio e no Piauí, entre outros convidados. Na ocasião, foram realizadas apresentações de música, dança e vídeos sobre as belezas naturais e pontos turísticos do Piauí, além da abertura de uma feira de artesanato. 

Em seu discurso, o governador do Piauí traçou um panorama do estado – antes e hoje – e falou do incentivo ao turismo e da parceria com o Rio. “No mês de aniversário do Piauí, da adesão de sua independência, e também mês de aniversário do Cristo Redentor, viemos apresentar o Piauí  nessa parceria liderada pelo Sebrae. Nossa proposta é que o Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo possam descobrir um pouco mais desta região fantástica que é nosso estado, com todas nossas atrações turísticas e oportunidades”, disse Wellington Dias. “Somos muito gratos ao povo da cidade do Rio de Janeiro e ao estado, que sempre nos receberam de braços abertos, assim como esse Cristo, maravilhoso, que acaba de completar 90 anos”, acrescentou.

Logo em seguida, gravou um vídeo saudando a chegada da revista “Rio Já”, parceria entre a Agenda do Poder e a editora Mais que Palavras, lançada na noite desta quarta-feira, no bar do Adônis, em Benfica.

Com previsão de lançamento para dezembro, a minissérie “Jenipapo, a fronteira da independência”, da Framme Produções, foi citada pelo governador para reforçar a identidade cultural e a importância histórica de seu estado: “Não foi só o grito do Ipiranga que fez a independência do país. A batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior revela a história do maior e mais sangrento combate pela independência do Brasil, onde sertanejos sem armas ou treinamento militar lutaram contra o poderoso exército português para garantir que o Nordeste também se tornasse independente. A minissérie, que está prestes a ser lançada, é mais um incentivo para que esse Brasil descubra o nosso Piauí e todas as suas potencialidades e belezas”

Presente à abertura, o ator Paulo Betti destacou a importância da ação: “Esse é o lugar perfeito para o Piauí se mostrar para o Brasil”. Casado com a atriz piuaiense Dadá Coelho, Paulo Betti tem planos de produzir um filme sobre a história do Índio Mandu Ladino, com o apoio do Governo do Estado.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, a ação ‘Piauí Rio’ mostrará as riquezas e potencialidades do Piauí num dos principais polos turísticos do Brasil. “A ideia é divulgar o que o nosso estado tem de melhor, atraindo para o Piauí não somente o turista carioca e fluminense, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, especialmente nesse momento de retomada”, declarou. 

Na parte da tarde, é realizado o Encontro de Negócios de Turismo do Piauí, com vendas e prospecção de futuras parcerias junto às agências e operadoras do Rio de Janeiro. Dez empresários do receptivo do Piauí terão a oportunidade de realizar networking com cerca de 50 agentes de viagens, previamente selecionados. A ideia é não só apresentar produtos e serviços do estado, mas também capacitar os agentes para promoção e comercialização do destino turístico nordestino. O Encontro de Negócios é seguido da abertura oficial da exposição no Crab, que poderá ser visitada a partir desta sexta-feira (16/10).

Saiba mais sobre a ação Piauí Rio

A Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” conta com curadoria do renomado diretor artístico Marcello Dantas, que concebeu o projeto com foco em promover uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato piauiense.

Ao chegar no Morro da Urca, primeira parada do Bondinho Pão de Açúcar, dentro do Anfiteatro acontece uma exposição com cinco telas de projeção fazendo uma narrativa imersiva pelas seguintes óticas: Máquina do Tempo (Arqueologia); No Rastro da História (Cidades); Do Rio ao Mar (Natureza); e Erudito e Popular (Arte e Cultura); com trilha sonora regional, passando pela Orquestra Sinfônica de Teresina, Induo (dupla de jovens sanfoneiros), Orquestra Bandolins de Oeiras, Sebastiana (São Raimundo), Caju Pinga Fogo e Maria da Inglaterra.

Ainda no Anfiteatro, para quem curte aventuras, as mais belas paisagens do Piauí poderão ser conferidas do alto de uma asa delta ou em cima de uma prancha. Tudo isso através de modernos simuladores de voo e kitesurf, que permitirão aos visitantes uma experiência em 3D pelos ares e mares do Piauí.

Diariamente, um palco montado no Espaço Baía de Guanabara, onde fica a praça de alimentação do local, receberá apresentações culturais com artistas do Piauí e convidados. As atrações serão Vagner Ribeiro e Valor de Pi e Patrícia Melodi, além da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, convidada pelo Sebrae no Piauí para se apresentar no evento.

Na área externa do Anfiteatro, duas esculturas revelam as paisagens piauienses aos melhores cenários cariocas: a Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, contrasta com o Morro da Urca. Já a imagem da Praia do Coqueiro se sobrepõe à Baía da Guanabara. São dois conjuntos de barras nas quais, com o artifício da ilusão ótica, são apresentadas imagens que se revelam com o movimento do espectador. Um colírio para os olhos.

No espaço do expositor, 20 empresas comercializam peças em cerâmica, rendas, arte santeira, cestaria e trançados em carnaúba, joalheria com opalas de Pedro II (únicas no Brasil), castanha, cajuína, mel, entre muitos outros produtos símbolos da cultura regional, dando a oportunidade aos visitantes de levar um pedacinho do Piauí para suas casas.

No Mirante Maria Ercília, no Morro da Urca, um imenso mapa do Piauí proporciona uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado. São sinalizados cinco pontos, onde os visitantes, por meio de videoscópios digitais (telescópios com vídeos), poderão ver imagens de pontos turísticos do Piauí como se estivessem olhando diretamente para eles, entendendo ainda a sua localização geográfica.

Já na exposição no CRAB, com curadoria do designer Renato Imbroisi, os visitantes poderão conhecer o rico trabalho dos artesãos piauienses, que com as mãos entalham a madeira, moldam a cerâmica, bordam, fazem renda, trançam a palha ou lapidam pedras que dão origem a belas joias de opala. As peças artesanais de diversos núcleos de artesanato do Piauí, que compõem a exposição, serão comercializadas no CRAB, com pronta-entrega e também sob encomenda.

O Piauí Rio é uma ação do Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, Crab, Sistema Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar.