Queiroga, ministro que já desdenhou de máscaras e vacinas, agora é fonte de contaminação e pode ter passado vírus da Covid para Boris Johnson e até para Jair Bolsonaro

O Brasil pode não ser apenas o único país do mundo que tem um ministro da Saúde que, por desprezar máscaras, ou usá-las mal, descobriu estar com Covid19 em Nova York e terá de ser submetido a completo isolamento. O Brasil pode ser também o único país do mundo cujo ministro da Saúde pode ter…

O Brasil pode não ser apenas o único país do mundo que tem um ministro da Saúde que, por desprezar máscaras, ou usá-las mal, descobriu estar com Covid19 em Nova York e terá de ser submetido a completo isolamento. O Brasil pode ser também o único país do mundo cujo ministro da Saúde pode ter passado o vírus para várias pessoas – inclusive seu chefe, o próprio presidente da República, a quem emprestou uma máscara durante a viagem de avião para os Estados Unidos, e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, de quem se aproximou perigosamentre durante encontro no consulado da Inglaterra na cidade (ver vídeo abaixo). Queiroga também circulou demoradamente pelo plenário daONU e conversou com vários chefes de estado e diplomatas.

O ministro da Saúde do Brasil, que já ganhou nas redes sociais o apelido jocoso de “Pauzello de jaleco”, já deu declarações questionando a eficiência do uso de máscaras e depreciando vacinas, embora seja o seu deve fazer justamente o contrário.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que desfilou sem máscara em Nova York nesta semana, acabou usando uma delas no avião que o levou aos Estados Unidos. Ele pegou a máscara de uma caixa que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, levou na viagem. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha.

Queiroga foi diagnosticado com Covid-19 nesta terça (21). O ministro acompanhou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que participou da Assembleia-Geral da ONU. Queiroga disse que está assintomático.

“Testei positivo. Vou cumprir a quarentena aqui. Estou assintomático no momento”, disse. Segundo ele, o exame que o diagnosticou com o vírus foi realizado na segunda-feira (20) por meio da ONU.

Queiroga esteve no microônibus da delegação brasileira de onde cometeu o absurdo de fazer um gesto obsceno para pessoas que, da calçada, vaiavam o governo brasileiro.

Queiroga disse não saber onde se infectou, mas lembrou que havia feito um teste para Covid-19 no Brasil na sexta-feira (17), antes de embarcar para os Estados Unidos, e o resultado havia sido negativo.

“Difícil saber onde peguei. Eu cheguei aqui com o resultado negativo e usei máscara o tempo todo, até quando estava comendo pizza ali com o presidente”, disse o titular da Saúde, ressaltando estar vacinado desde o início do ano com duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

Marcelo Queiroga foi diagnosticado com Covid nesta terça (21) e terá que ficar 14 dias em isolamento nos EUA. O período de quarentena do ministro da Saúde pode custar R$ 200 mil aos cofres públicos. Isto porque ele está hospedados em um hotel luxuoso de Nova York.

Além de ter ido à Assembleia-Geral da ONU, em que informou usar máscara o tempo todo, Queiroga acompanhou o presidente Bolsonaro em visita ao Memorial do 11 de Setembro.

O presidente ficaria nos Estados Unidos até sexta (24), mas cogitava antecipar sua volta para o Brasil. Porém, com o segundo caso de Covid confirmado, planos foram alterados. Houve uma decisão do Itamaraty de suspender a presença de todos os diplomatas brasileiros de todas as reuniões que ocorreriam na ONU.

Antes de ser testado, o ministro da Saúde se encontrou com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson. E participou de aglomerações com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Fora de ter tido contado com pessoas da comitiva brasileira na Assembleia-Geral da ONU. Assista ao vídeo em que Queiroga cumprimenta o primeiro-ministro britânico efusivamente, com forte aperto de mão e um tapinha no ombro, o que desrespeita protocolos de segurança da pandemia:

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading