Rio ganhou 97 novas favelas em apenas 20 anos, revela pesquisa da prefeitura

O Instituto Pereira Passos, pertencente à prefeitura do Rio, revelou que a cidade ganhou quase cem novas favelas em pouco mais de 20 anos. Segundo o Globo, o Rio tem identificadas 1.074 em levantamento recém-divulgado do Instituto. O estudo mostra que em 2019, com base na interpretação de fotos e imagens de satélite, estas comunidades…

O Instituto Pereira Passos, pertencente à prefeitura do Rio, revelou que a cidade ganhou quase cem novas favelas em pouco mais de 20 anos.

Segundo o Globo, o Rio tem identificadas 1.074 em levantamento recém-divulgado do Instituto. O estudo mostra que em 2019, com base na interpretação de fotos e imagens de satélite, estas comunidades ocuparam 4,85 milhões de metros quadrados a mais da cidade do que 20 anos antes. Foi uma expansão equivalente a duas vezes a área do bairro do Leblon ou quase a de Copacabana e Leme juntos.

O estudo aponta ainda que, desde a primeira mensuração do tipo, em 1999, um total de 97 novas favelas foram erguidas no Rio. É como se surgisse uma a cada dois meses e meio, da Vila Taboinhas, loteada e ocupada em 2007, em Vargem Grande, à Favela Flama, no terreno de uma antiga fábrica de Paciência, com primeiros registros em 2005. Algumas já nasceram sob o julgo das milícias ou do tráfico. E, apesar de a maioria ser fruto do século XXI, impõem aos moradores precariedades que deviam ter ficado no passado.

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading