Datafolha: Lula mantém folgada vantagem de 19 pontos sobre Bolsonaro e votos válidos sinalizam vitória no primeiro turno

Bolsonaro, Lula, Ciro e Simone
Última atualização:

A pesquisa Datafolha, divulgada há pouco pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (23), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial, com 47% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 28%, no primeiro turno.

O petista mantém grande vantagem sobre o presidente com as mudanças percentuais ocorrerendo dentro da margem de erro da pesquisa: Lula perdeu 1 ponto e Bolsonaro cresceu também 1 apenas, na comparação com o levantamento anterior, divulgado em maio.

Na terceira posição ficou o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%. André Janones (Avante) manteve 2% e Simone Tebet (MDB) atingiu apenas 1%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lucia (PSTU) alcançaram 1% cada. 

Felipe D’Ávila (Novo), Luciano Bivar (União), General Santos Cruz (Podemos),  Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Votos brancos ou nulos somaram 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e registrada no TSE sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.

O cenário registrado é semelhante ao da pesquisa passada, realizada em 25 e 26 de maio, apesar da crise econômica ter se agravado.

Veja a comparação entre as duas pesquisas:

Quando são levados em consideração apenas os votos válidos, a pesquisa mostra tendência do ex-presidente Lula vencer a eleição no primeiro turno. Veja o gráfico: